segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sindrome de Turner

O que é?

São indivíduos do sexo masculino que apresentam cromatina sexual e cariótipo geralmente 47,XXY. Eles constituem um dentre 700 a 800 recém-nascidos do sexo masculino, tratando-se portanto, de uma das condições intersexuais mais comuns.

Características:

A característica mais comum é a esterilidade. Possuem função sexual normal, mas não podem produzir espermatozóides (Azoospermia) devido à atrofia dos canais seminíferos e, portanto são inférteis.
Outras características muitas vezes presentes são: estatura elevada e magros, com braços relativamente longos; pênis pequeno; testículos pouco desenvolvidos devido à esclerose e hialinização dos túbulos seminíferos ; pouca pilosidade no púbis; níveis elevados de LH e FSH, podem apresentar uma diminuição no crescimento de barba; ginecomastia (crescimento das mamas), devido aos níveis de estrogênio (hormônio feminino) mais elevados do que os de testosterona (hormônio masculino). Em alguns casos tornam-se necessária à remoção cirúrgica; problemas no desenvolvimento da personalidade provavelmente em decorrência de uma dificuldade para falar que contribuem para problemas sociais e/ou aprendizagem.

Diagnóstico:

Atualmente a identificação dos Klinefelter é assegurada pelo cariótipo e pela pesquisa da cromatina sexual, através de um exame feito com uma amostra de sangue.

Tratamento:

Deve ser feito o acompanhamento periodico do nível de testosterona (hormônio sexual masculino) no sangue, para verificar sua normalidade. Caso o nível de testosterona encontre-se baixo isso irá resultar na diminuição das mudanças sexuais que ocorrem durante a puberdade.
Para controle é comum a aplicação de uma vez ao mês uma injeção de Depotestosterona, uma forma sintética de testosterona. A dose necessita ser aumentada gradualmente e ser aplicada mais freqüentemente quando o menino torna-se mais velho.
Consultar com geneticista para fazer aconselhamento genético.

8 comentários:

Jubs disse...

Houve um erro, essa sindrome é a de Klinefelter. A sindrome de Turner atinge só pessoas do sexo feminino e é caracterizado por apresentar apenas um cromossomo x no par sexual.

Abraços

Giihh ♥ disse...

Turner - http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Turner

Klinefelter -
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Klinefelter

Micaela Leandro disse...

Não acredito que escrevi 20 linhas para o meu trabalho e depois ver que está errado, deveriam ter mias responsabilidade com o blog e atualizar o erro né. ¬¬

Unknown disse...

Tirem essa postagem por favor, esta errada e vai confundir pessoas leigas !!

Unknown disse...

Eu não acredito que esta errado!!!! Acabei de fazer um seminário baseado nessa postagem e esta errado? Que falta de responsabilidade do blog, olha com todo respeito, mas vtc!!!

Unknown disse...

É importante que se tire ou corrija essa postagem o quanto antes, todavia, quando se vai fazer uma pesquisa para seminário ou trabalho escolar tem que verificar vários sites, para que não tome informações erradas como certas. Se possível, buscar em livros também.

Anônimo disse...

Que horror

Unknown disse...

kkkkkkkkk ainda bem que eu vim ver os comentarios kkkk
enfim esse meu vicio me ajudou em algo util